Em um mundo cada dia mais conectado e com o uso do ecommerce nas alturas, naturalmente para quem trabalha nesse setor também aumenta a concorrência.
Além disso, existem outros fatores desafiantes para esse tipo de mercado que é o público-alvo, cada dia mais conectado, informado e, claro, exigente. Fazer mais do mesmo não dá certo como há cinco anos, por exemplo.
É necessário inovar cada dia mais, trazendo novas funcionalidades, facilidades e formas mais rápidas de finalizar compras, receber os produtos e também manter um pós-venda de qualidade para fidelizar essas pessoas.
Uma das novidades no setor é o ecommerce interativo, que se trata de um conjunto de estratégias que promete engajar mais as pessoas e manter as empresas que o usam com vantagem perante a concorrência.
Entenda mais neste artigo do que se trata essa nova ação e saiba como criar em sua empresa para poder usufruir de seus benefícios.
O que é um ecommerce interativo?
Como o nome indica, o ecommerce interativo se trata de um conjunto de estratégias que trazem conteúdos com possibilidade de interação do usuário para dentro da loja online, permitindo uma maior conexão com a empresa.
Esse tipo de conteúdo estimula o público a responder e ao passo que eles se entretém e até mesmo se sentem mais importantes por poderem decidir determinadas respostas, é possível conhecer mais sobre eles também.
Grandes exemplos de conteúdos interativos no ecommerce são vídeos, questionários, infográficos que permitem navegação inteligente e até mesmo simuladores virtuais, como os provadores que usam de realidade aumentada para permitirem experimentar as roupas e itens em geral.
O ecommerce interativo está em alta, pois é mais uma forma das empresas conseguirem vantagens competitivas, além de se conectarem melhor com seus públicos.
Por que investir nele?
Agora que você sabe o que é ecommerce interativo, deve estar curioso sobre os benefícios que esse tipo de ação pode trazer para sua empresa. Confira alguns:
Gerar oportunidades qualificadas: ao compartilhar materiais interativos você tem mais chances de atrair aqueles que realmente têm o perfil de público que costuma comprar na sua loja, aumentando as chances de vendas.
Informações de qualidade: ao responder questionários, enquetes, dentre outros tipos de conteúdos, é possível captar dados e conhecer um pouco mais sobre as preferências dessas pessoas e seus hábitos de compra.
Aumento da experiência do usuário: um dos principais indicativos que determinam que seu site permite uma boa usabilidade é o tempo médio que os usuários passam nele. Com o ecommerce interativo as pessoas sentem vontade de permanecer por mais tempo.
Ajuda no estabelecimento da marca: clientes satisfeitos e contentes com o que a sua empresa oferece tendem a compartilhar isso nas redes sociais, assim como em seus ciclos de amigos e familiares, o que torna a sua marca mais conhecida.
Como criar um?
Para que seu ecommerce seja interativo, é muito importante que a estrutura da sua loja seja modificada para permitir esse tipo de material.
Antes de criar os conteúdos, é muito importante estudar seu público e pensar nas respostas para as seguintes perguntas: “o que meu cliente precisa?”, “o que estimula o público da minha loja?” e “o que o usuário espera da minha empresa?”.
Com esses estudos, será possível começar. A ideia é pegar referências de outras empresas que fizeram a mesma estratégia e pensar em formas de engajar os usuários.
Enquetes, vídeos, infográficos e provadores virtuais são as ações mais comuns encontradas atualmente.
Inclusive, para isso é necessário contar com ajuda profissional, de uma equipe de marketing digital que possa colocar todas as suas ideias em prática da melhor forma, com estudos, mensuração em tempo real e conhecimento para desenvolver as estratégias.
Entre em contato conosco e conheça um pouco mais sobre nosso serviço. Aproveite e veja também nossos cases de sucesso.